domingo, 13 de outubro de 2013

Fúria da natureza - Vulcão

  As cidades romanas Pompeia e Herculano, no ano de 79 d.c., foram devastadas pelas forças da natureza: o monte Vesúvio entrou em uma das mais devastadoras erupções, matando milhares de pessoas e destruindo completamente cidades. Durante muito tempo as cidades ficaram soterradas pelas cinzas e permaneceram esquecidas; anos mais tarde arqueólogos escavaram os escombros e descobriram que a alta temperatura fez com que a matéria orgânica ficasse preservada de forma intacta, deixando para trás vários corpos que permanecem na posição em que as pessoas estavam no momento que morreram. Além de sufocamento e serem soterradas, a maior causa das mortes foi a exposição à temperaturas maiores que 300ºC. Ainda hoje, o vulcão Vesúvio é considerado um dos mais perigosos, devido à grande quantidade de pessoas que moram à sua volta e que seriam afetadas. Pompeia e Herculano nunca foram reconstruídas e hoje são uma lembrança do que a natureza é capaz.




sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Relatório de mudanças climáticas





 O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) divulgou no fim de setembro seu 5º relatório. Em resumo, o novo relatório afirma que a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera continua subindo, que o planeta está inequivocamente mais quente, que o mar está mais ácido e mais alto, que a probabilidade de as mudanças serem fruto da atividade humana é de 95%, que a temperatura média pode subir até 4 graus Celsius (°C) até o fim do século e que as consequências serão terríveis, especialmente para os países mais pobres, para variar.
   Uma novidade útil no novo relatório é o detalhamento das previsões regionais, como o aumento de 2°C nas temperaturas de verão na América do Sul já para os próximos 20 anos (viu?, é com você mesmo, não com o seu neto!). Para o Brasil especificamente, a previsão é de aumento de 4°C nas temperaturas de verão no centro do país e de 3°C no resto, até 2100. Haverá menos chuva na Amazônia oriental e no Nordeste, e mais chuva na Amazônia ocidental; a Zona de Convergência do Atlântico Sul, que nos últimos anos já vem transformando o sul do Brasil em um penico, vai fixar residência por lá. É possível imaginar os prejuízos com alagamentos, desabamentos e perdas na agricultura e indústria.

Os segredos do Sol

Tudo sobre a estrela que ilumina e aquece nosso Sistema Solar, Como ele se formou, suas erupções solares, como se formam as coroas, a radiação emitida e como pode ser seu provável fim...



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Os Dragões existiram ??

Esse documentário fictício retrata o trabalho de um paleontólogo na busca por evidências de uma nove espécie de réptil...Apesar do documentário mostrar os dragões fica muito claro como o paleontólogo trabalha para descobrir novas espécies ou desvendar enigmas evolutivos!! Vale a pena ver e conhecer essa importante profissão :]

PARTE 1 :

PARTE 2 :


Depois de assistirem as duas partes usem a imaginação e tirem suas próprias conclusões sobre a existência ( ou não) de dragões...

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Fotos do Planeta Terra

A bolinha azul

Esta foto da Terra foi tirada no dia 7 de dezembro de 1972, durante a missão Apollo17, a uma distância de cerca de 45 mil quilômetros. O objetivo dessa missão foi explorar a Lua.


Um pálido ponto azul

Esta imagem da Terra foi obtida no dia 14 de fevereiro de 1990, pela sonda Voyager 1, a uma distância de cerca de 6,4 bilhões de quilômetros. O objetivo da missão Voyager 1 foi explorar Júpiter e Saturno.

Isso nos mostra como é grande  nosso universo e o quanto nosso planeta é frágil e precisa ser preservado.

Eclipse Solar e Eclipse Lunar

Link muito interessante que explica como ocorrem os eclipses :]


http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?eclipse.swf

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O DNA dos neandertais sobrevive em nossos genes





O homem de neandertal é uma espécie extinta de hominídeo que conviveu com o Homo sapiens ( ser humano primitivo) entre 300.000 anos até aproximadamente 29.000 anos atrás,

e é encontrado apenas em fósseis nos dias de hoje. Mas um estudo genético apresentado há dois anos comprovou que nossos ancestrais Homo sapiens cruzaram com neandertais e que, por isso, estes últimos sobrevivem até hoje no DNA dos humanos. Os testes ainda apontaram que a maioria das pessoas que não são de ascendência africana (como europeus e asiáticos) possuem até 4% de DNA vindo de uma origem neandertal.

   Além disso, o estudo apresentou que não seriam apenas os neandertais a viverem em nós também foram descobertos resquícios genéticos dos denisovans, os “primos” dos neandertais. Tal descoberta também foi importante por nos mostrar que o Homo sapiens não seria o produto de uma linhagem pura e longa, mas uma mistura hominídea.


       

Formação da Terra

O famoso documentário da série O universo ( The Universe ) A espaçonave Terra, explica uma das teorias de como nosso planeta e todo o Sistema Solar pode ter se formado, as condições que deram a Terra a capacidade de abrigar seres vivos e como o ser humano está interferindo negativamente nos processos de evolução planetária.



sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Comentários

Fiz o desbloqueio dos comentários para todos os visitantes ( Como anônimos )  Porém peço que após comentar, por favor Colocar pelo menos o 1º nome ou apelido para fins de comunicação :]

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Documentário- Insetos


Documentário completo e de fácil compreensão sobre a vida dos insetos e seus ''mundos'' em miniatura, truques de sobrevivência, formas de defesa e ataque,parcerias, design e outras curiosidades.


Aves Exóticas

Algumas das aves com aparências e hábitos mais estranhos do mundo animal...Qual delas será a mais bizarra ?

Cegonha Bico-de-sapato

Apesar da cara de mau, essa espécie de cegonha foge sempre que um ser humano se aproxima e ela só ameaça mesmo suas presas. Ela habita os pântanos africanos e passa quase todo o dia dormindo. Não se sabe para que serve o bico enorme, pois a ave só come peixes e rãs, em águas rasas, no lodo e na lama.



Calau-de-capacete
Com jeitão de bicho pré-histórico, essa ave adora comer frutas como figos. O bico estranho é maios no macho, que o usa para atacar os inimigos nas disputas por território. A ave habita a península de Malaca e as ilhas de Sumatra e Bornéu ( Ásia ).


Colhereiro real
Ele vive nos pântanos dos E.U.A até o sul da Argentina. O bico em forma de colher funciona mesmo como um talher. Na hora de comer, a ave mergulha o bico na água, caminha em direção à presa e agita a cabeça até que o alimento se encaixa na '' colher ''.



Condor-da-califórnia
Esse é bem exótico. A cabeça sem penas tem cor amarelada e fica vermelha ou arroxeada de acordo com o humor dele. Ele come carniça e pode viver até 50 anos. Está na lista dos animais que corre risco de desaparecer do planeta.



Fragata comum ( Tesourão)
O papo vermelho só aparece no macho, que costuma inflá-lo para atrair uma namorada. Esta ave marinha vive nas regiões tropicais dos oceanos Pacífico e Alântico e se alimenta de restos de peixes ou sobras de comida de outras aves.



Calau-de-face-prateada
Esse chama a atenção pela parte óssea na cabeça que se une ao bico. Não se sabe ao certo, mas acredita-se que ela sirva para atrair parceiros.



Casuar ( Ninja )
Vive na Oceania e tem um gênio terrível !!! Ao ficar zangado, usa o bico afiado e as garras para dar chutes e bicadas. A crista óssea na cabeça lhe dá um ar ainda mais invocado. Até hoje ninguém descobriu qual é a função dela.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Top 10 - Predadores do Reino Animal

Com certeza essa é uma lista de predadores na qual não gostaríamos nem um pouco de nos deparar ...


1º  Tubarão Branco



Qualquer animal que tenha a infelicidade de ser atacado por um grande tubarão branco tem pouca chance de sobreviver. Com seu corpo esguio e mandíbulas fortes, o grande tubarão branco é um animal poderoso: um nadador rápido e ágil acrobata aquático, capaz de saltar alto da água para surpreender suas presas. O grande tubarão branco também tem várias linhas de dentes serrilhados afiados. Um único tubarão pode trocar mais de 50.000 dentes em toda a sua vida. Eles normalmente começam seus ataques com uma única mordida. Então aguardam a sua vítima ir enfraquecendo pela ferida antes de retornar para comer – uma técnica que permite que o predador se alimentar com relativa segurança.




2º Leão


Este animal é conhecido como o “rei da selva”, e por boas razões. Leões caçam algumas das maiores presas na Terra, incluindo búfalos e gnus. Parte de seu enorme sucesso como predadores vem da cooperação entre eles. Leões vivem em grupos sociais, e todos os membros trabalham juntos na caça. Leões jovens aprendem desde cedo o seu lugar no bando e nas brincadeiras aprendem as habilidades que precisarão para a caça e  o papel que eles são mais adequados para executar. A taxa de sucesso dos leões em ataques é apenas uma em cinco, mas as probabilidades são impressionantes quando se considera que as espécies de suas presas são criaturas enormes com bastante poder de combate.


3º Orca 


Como o nome sugere ( Baleia assassina) , a orca é um predador mortal que combina habilidade notável e força física impressionante. As orcas tem uma série de técnicas engenhosas em seu arsenal de caça. Por exemplo, elas gostam de bater em blocos de gelo a fim de aproveitar enquanto as focas e pinguins caem na água. Elas também são conhecidas por intencionalmente encalhar a fim de alcançar animais em terra. Alguns ainda relatam que elas tem sido eficazes em caçar tubarões.


4º Crocodilo


Não há nada mais assustador do que um predador que se esconde debaixo da água, camuflados e em silêncio, observando pacientemente a sua vítima e planejando sua morte. O crocodilo é um predador furtivo e extremamente violento. Algumas espécies, como o crocodilo do Nilo, podem derrubar grandes presas, como zebras e búfalos. O seu modo típico de ataque é esperar à beira da água para a vítima vir e beber e, em seguida, arrastar a infeliz criatura para baixo da água e começar a girar em torno vigorosamente e repetidamente, a fim de afogá-la ou arrancar pedaços de carne.


5º Urso pardo







O urso pardo é provavelmente o animal mais temido na América do Norte. Este poderoso animal pode medir 2,13 metros de altura e pesar mais de 800 quilos. Suas patas fortes e enormes pode matar um homem em uma única pancada, e as suas poderosas mandíbulas permitem que se alimentem de uma grande variedade de alimentos, incluindo mamíferos de grande porte. Ursos também são fortes nadadores e corredores rápidos. Se deparar com esse animal desses pode ser uma experiência angustiante, mas a melhor resposta é ficar parado e resistir ao impulso de correr, pois estes animais foram cronometrados correndo a mais de 40 quilômetros por hora.




6º Dragão de komodo


O maior de todos os lagartos, o dragão de Komodo é um réptil poderoso que pesa até 300 quilos e pode atingir um comprimento de mais de 2 metros. Entre as vantagens predatórias podemos listar: velocidade, força e tenacidade para derrubar presas duas vezes maiores. Eles também têm uma mordida tóxica graças as bactérias existentes em sua saliva. Qualquer vítima que sobreviva a um ataque do dragão de Komodo possivelmente a sucumbirá aos seus ferimentos pouco depois. Eles principalmente caçam suas presas por emboscada, mas eles também são corredores rápidos e bons nadadores. Além do mais, a sua incrível habilidade predatória é acompanhada por uma igualmente impressionante capacidade de consumir carne, até a metade do seu peso próprio em uma única refeição.


7º Naja


Essas cobras podem ser encontradas nas florestas e plantações da Índia e do Paquistão. Alimentam-se de pequenos roedores, lagartos, rãs e pássaros. Com sua boca elástica, que se abre bastante, a naja consegue devorar de uma vez bichos com o dobro do tamanho de sua própria cabeça. Elas caçam nas matas, mas às vezes entram em casas em busca de ratos e acabam atacando pessoas. Najas são capazes de entregar uma mordida fatal em um ser humano. A maioria das espécies têm um veneno fortemente neurotóxico, que ataca o sistema nervoso, causando paralisia, mas muitos também têm características citotóxicos que provoca inchaço e necrose e tem um significativo efeito anticoagulante. Alguns também têm componentes cardiotóxicos ao seu veneno.





8º Lobo Cinza



A maioria dos predadores de topo do mundo são caçadores solitários, preferindo confiar em suas próprias proezas para derrubar a presa. Mas, para o lobo cinzento, o sucesso da caçada depende da cooperação. Um ataque típico de lobo começa com os membros trabalhando juntos para encorajar a vítima a correr. Para eles um animal correndo representa uma ameaça menor do que aquele que está pronto para lutar. Em seguida, o macho alfa leva a perseguição, com a fêmea alfa logo atrás. Uma vez que a vítima tropeça e cai no chão, o bando envolve o animal e termina o serviço.


9º Piranha


De todos os peixes de água doce  do mundo, a piranha pode ter a pior reputação. Só de olhar para os dentes e o olhar maníaco já dá medo. Conhecida mundialmente por seu comportamento alimentar agressivo e predatório, a piranha é encontrada em toda a água doce da América do Sul. Elas alimentam-se tipicamente ao amanhecer e ao entardecer, sempre na espreita a espera de um pequeno animal distraído. Então, sem aviso, elas atacam e devoram suas presas com uma ferocidade BRUTAL. Em alguns casos, elas vão formar grupos de caça, a fim de derrubar presas muito maiores, incluindo cavalos, capivaras e até seres humanos.


10º Tarântula


Apesar de não serem venenosas ( somente possuem pelos urticantes), as tarântulas estão entre os animais mais temidos do planeta. Além de serem gigantes são caçadores furtivas e nenhum animal pequeno tem uma chance contra elas. Elas ficam a espera de um infeliz descuidado e, em seguida, atacam sem aviso prévio. E ainda por cima não são pequenas: chegam a 5 centímetros de comprimento, com uma extensão de perna de 30 centímetros.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Semana dos Felinos Selvagens


Iniciou nesta semana ( de 30/09 à 05/10 ) a Semana dos Felinos Selvagens, no Animal Planet Channel


Uma grande oportunidade para conhecermos melhor estas maravilhas da natureza e verdadeiras máquinas de caça, seus hábitos e peculiaridades.

Assim que possível postarei mais informações sobre esta série de documentários e como assisti - los on line.